Data: 16-05-2012
Criterio: B2b(ii,iii,iv)
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
É uma espécie que ocorre próximo à costa da Bahia, com subpopulações se estendendo até a regiãocosteira do Estado do Rio de Janeiro, em áreas de Floresta e Restinga. Apesar de ser abundante em alguns locais, seu habitat foi bastante reduzido pelas atividades antrópicas, o que pode ter levado à extinção uma de suas subpopulações. A AOO desse táxon foi calculada em 72 km², sendo que suas subpopulações encontram-se supostamente severamente fragmentadas, uma vez que algumas estãodistantes de outras, o que dificultaria o fluxo gênico entre elas. Dessa maneira, a espécie foi categorizada como "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Eugenia guanabarina (Mattos & D.Legrand) Giaretta & M.C.Souza;
Família: Myrtaceae
Sinônimos:
A espécie é valida, mas será excluída de Neomitranthes (M. Souza, comunicação pessoal). Descrita inicialmente em Loefgrenia 76: 2 (1981).
A espécie é abundante no Espírito Santo e na Bahia (M. Souza, comunicação pessoal).
A espécie ocorre nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia (Sobral et al., 2012). A espécie provavelmente está extinta das restingas da Baixada de Jacarepaguá (M. Souza, comunicação pessoal).
Espécie arbórea, secundária tardia (Rolim et al., 1999), ocorrente em floresta de restinga (Araújo et al., 2009) e floresta ombrófila densa (Sobral et al., 2009).
1.4.2 Human settlement
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A região da restinga de Massambaba, no Estado do Rio de Janeiro, onde aespécie ocorre, vêm sofrendo uma intensa pressão da especulação imobiliária eda expansão urbana (Araújo et al., 2009).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Reserva Natural Vale, em Linhares (CNCFlora, 2011), no Parque Estadual de Itaúnas no Estado do Espírito Santo e na Reserva Biológica de Una, no Estado da Bahia (Souza, comunicação pessoal).
- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
- ARAÚJO, D.S.D.; SÁ, C.F.C.; FONTELLA-PEREIRA, J.; GARCIA, D.S.; FERREIRA, M.V.; PAIXÃO, R.J.; SCH. Área de Proteção Ambiental de Massambaba, Rio de Janeiro: caracterização fitofisionômica e florísitica, Rodriguésia, v.60, p.67-96, 2009.
- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
- ROLIM, S.G.; COUTO, H.T.Z.; JESUS, R.M. Mortalidade e recrutamento de árvores na Floresta Atlântica em Linhares (ES). Scientia Florestalis, n. 55, p. 49-69, 1999.
CNCFlora. Neomitranthes langsdorffii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Neomitranthes langsdorffii
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 18:37:03